História da Maquiagem

1 maio

História da maquiagem
historia da maquiagem anos 20
A história da maquiagem já é conhecida por você?
Que a maquiagem é acessório indispensável na vida da mulher moderna e a acompanha nas suas mais diferentes situações, todos nós já sabemos. Mas você já parou pra pensar desde quando este hábito, costume, vício, ou simplesmente vaidade faz parte do universo feminino? É sobre este tema que iremos tratar a seguir, confira!
maquiagem antiga
Do ócio até a vaidade
Alguns historiadores se referem ao período paleolítico como o contexto em que surgem as primeiras manifestações de vaidade humana. O início da vida social, da criação de laços e sedentarismo, contribuíram segundo eles, para que o homem buscasse se enfeitar e se destacar perante os outros. Os feiticeiros por sua vez, buscavam pinturas que adornavam seus corpos, no intuito de demonstrarem maior poder e magia por meio destas pinturas.
maquiagem cleo
Pintura de guerra
O homem evolui (teoricamente) e com o advento das guerras (sempre um retrocesso) surgem as primeiras pinturas de guerra, para mais tarde, na Mesopotâmia aparecerem produtos bem próximos daquilo que chamamos de maquiagem, com base de carvão para o olho e outros ingredientes naturais, além da henna. Até mesmo a pintura indígena feita nos guerreiros e nas índias, pode ser apontada como uma espécie de maquiagem.
maquiagem anos 60

twiggy
O Egito e o advento da cosmética
Foi no Egito que a coisa de fato fica séria. A preocupação com a beleza é um dos aspectos principais daquela sociedade. A maquiagem nos olhos, além de denotar beleza, era utilizada para um dialogismo mais direto com o deus do sol, Rá. Cleópatra, por sua vez, se embelezava usando pó de khol em seus lindos olhos.
Há inclusive um toque mitológico, relativo à maquiagem e estética/vaidade, atribuída a uma das passagens da deusa Vênus, e até mesmo o livro Kama Sutra faz referência ao fato da mulher de pele clara, no sentido do pó da maquiagem.
E o que dizer da cultura japonesa e suas gueixas maquiadas com pó branco?

Século XX e a popularização da maquiagem
Revolução industrial, cinema e o ideal de beleza baseado nas atrizes e musas de hollywood deram o salto para que a maquiagem fizesse parte de todas as culturas como um instrumento de beleza e autoestima feminina. Alcançando o pico nos anos 60, ela está presente em todas as gerações e hoje pode-se contar com uma infinidade de produtos e possibilidades de produtos, tudo em nome da beleza.
make futurista
Gostaram da nossa série especial sobre maquiagem?

Por Luis Perossi

No comments yet

Deixe seu comentario